Órgão Hammond é diferente de Piano |
Há algumas diferenças significativas entre órgão e piano, apesar de ambos usarem o teclado como meio de performance. Porém a mecânica por trás das teclas é completamente diference. Um piano é considerado um membro da família musical da percussão, enquanto um órgão pode se encaixar nas famílias dos instrumentos de sopro, eletrônicos e mesmo nas famílias dos metais. A diferença principal entre a função dos dois durante a performance é a percussão versos corrente elétrica.O piano pode sustentar uma nota apenas por um período curto de tempo enquanto o órgão pode fazê-lo indefinidamente.
O piano gera o som assim que o músico bate na nota anexada ao martelo através de um mecanismo. Por sua vez, este martelo bate em pelo menos uma corda de metal tencionada em uma grande moldura.
Mecânica do Piano. |
Em um teclado de órgão, por outro lado, não bate fisicamente em nada. Ao invés, assim que o músico aperta uma nota, aciona os contatos mecânicos fechando um circuito elétrico.
Contatos mecânicos do órgão Hammond |
Outra diferença entre piano e órgão é sua função musical como instrumento de acompanhamento. Nas igrejas, o piano é um instrumento rítmico, por se tratar de um instrumento percussivo. E o órgão, por sustentar as notas e estabelecer uma complexidade maior de sons é usada como acompanhamento principalmente quando em conjunto com cantores e corais.
As possibilidades de timbres de cada um os diferenciam ainda mais. O som do piano pouco pode variar, apenas através do tamanho do piano há uma variação na riqueza da tonalidade. O órgão Hammond pode recriar sons como instrumentos de sopro, metais e paletas e suas combinações. No Hammond os "Drawbars" puxam cada harmônico e possibilitam criar sons diferentes que remetam até à instrumentos de cordas.
Os tês teclados do Hammond (Swell, Great e Pedal) |
No órgão há três teclados. Os primeiros dois podem assumir sons diferentes e o terceiro é a pedaleira destinada aos sons graves (os baixos).
No órgão não há praticamente dinâmica relacionada ao toque das teclas. Aliás o piano, cujo nome completo é Pianoforte, tem este nome, pois quando foi criado - posterior ao órgão, espineta e cravo - foi a primeira vez que um instrumento de teclas respondia ao "toque" nas notas. Permitindo atingir dinâmicas dos sons fracos, leves e suaves - significado da palavra Piano - aos sons altos, cheios e "Fortes".